Python para quem está começando

Python é uma linguagem poderosa e divertida. Com ela você pode fazer diversas coisas como:

  • Construção de sistemas Web com Django, Flask, Pyramid, etc;
  • Análise de dados, Inteligência Artificial, Machine Learning e etc com Numpy, Pandas, Matplotlib, etc;
  • Construção de aplicativos com Kivy e Pybee;
  • Construção de sistemas desktop com Tkinter, WxPython, etc.

Existem diversos cursos onlines onde você pode encontrar material. São cursos que você consegue aprender o básico da programação com Python, como tipos de variáveis, como escrever funções, etc.

Devo usar o Interpretador do Python puro? Depende da sua preferência. Ele é uma ferramenta poderosa, mas boa parte de profissionais usa o interpretador ipython. Pois, este contém mais recursos visuais e de auxílio (como colorir as mensagens de erro).

Que IDE usar? Depende muito da sua preferência. Você pode usar qualquer editor de texto puro, como o Notepad++, gedit ou Sublime e até editores orientados para a linha de comando, como o Nano. Ou editores com recursos de depuração, execução de tarefas e controle de versão, como o VS Code ou sua versão sem telemetria e rastreamento, o VSCodium. Não existe padrão. Para quem vem do MATLAB ou R, o Spyder pode ser muito útil. O Pycharm é outro IDE muito utilizado na comunidade e traz consigo muitas funções úteis para iniciantes e profissionais.

Aonde eu encontro os módulos para utilizar no meu projeto? Alguns módulos já vem por padrão no Python puro, por exemplo o módulo matemático (math). Outros, devem ser baixados de um repositório, como é o caso do Django ou Numpy. Hoje, mais de 207 mil projetos estão cadastrados no repositório oficial. Caso você não ache o que procura, há muito incentivo para que você construa um novo módulo e inclua no repositório!

Se você não tem a menor ideia de que módulo você precise, dê uma procurada no Google e StackOverflow. De certo, alguém já fez algo parecido com o que você precisa!

O que são ambientes virtuais? O ideal para projetos Python é que você isole as bibliotecas que você usa, para evitar conflitos entre projetos. Isso é uma boa prática e pode evitar dores de cabeça futuras. Dê uma lida sobre antes de iniciar um projeto, ok?

Indicação de material de estudo

Não sabe por onde começar? Veja nossa listagem de conteúdo para quem está começando na linguagem:

Ano Título Autor Tipo Nível Grátis? Link
2024 Introdução à Programação com Python (4ª edição) Nilo Ney Coutinho Menezes Livro Iniciante Não link
2021 Curso para acesso ao mercado Python de Tecnologia Renzo Nuccitelli Curso Intermediario Não link
2017 Pycubator (Tradução PT-BR) Noam Elfanbaum, Udi Oron e Gilson Filho (Tradução) Material online Iniciante Sim link
2016 Python Básico Solyd/Guilherme Junqueira Curso Iniciante Sim link
2015 Curso de Programação em Python para Iniciantes PyLadies BH Curso Iniciante Sim link