Como colaborar com a tradução

Uma excelente forma de contribuir com a comunidade é através da tradução da documentação da linguagem, de bibliotecas e de ferramentas. Com isso você contribui com o crescimento da comunidade aumentando o alcance da linguagem dentro de pessoas nativas do Português Brasileiro.

Caso haja interesse em contribuir, a comunidade possui um grupo no Telegram destinado a essa tarefa que pode ser acessado através do seguinte link:

https://t.me/pybr_i18n

As traduções estão sendo feitas através da plataforma transifex. Para ajudar com a tradução basta criar uma conta e seguir para um dos projetos em andamento abaixo:

Tradução da documentação da linguagem Python

Para começar a traduzir faça sua requisição através de:

https://www.transifex.com/python-doc/public/

Tradução da documentação do framework Django

Para começar a traduzir faça sua requisição através de:

https://www.transifex.com/django/public/

Você pode também participar da lista de e-mails para discussão sobre tradução do Django:

https://groups.google.com/d/forum/django-i18n

E ler mais sobre a localização do projeto em:

https://docs.djangoproject.com/en/dev/internals/contributing/localizing/#documentation

Referências de tradução

O Luciano Ramalho e mais uma galera, criaram algumas dicas para quando eles estavam traduzindo o tutorial oficial do Python 2.7 que podem ser usados como referência ao realizar as traduções:

http://turing.com.br/pydoc/2.7/tutorial/NOTAS.html#notas-para-os-tradutores-da-versao-pt-br

Tradução offline

Embora o processo de tradução possa ser feito diretamente pelo navegador web, também é possível gerar a documentação traduzida no computador. Isso pode facilitar o processo de revisão já que pelo browser fica mais difícil visualizar links quebrados e navegar pela documentação.

Para gerar a documentação em português siga os passos a seguir (usaremos o Django como exemplo):

1 - Conforme a documentação do Transifex, será preciso criar um arquivo chamado .transifexrc na raiz do seu diretório pessoal (ex.: /home/user/.transifexrc) contendo seu login e senha no Transifex:

[https://www.transifex.com]
username = user
token =
password = passw0rd
hostname = https://www.transifex.com

2 - Será preciso baixar os repositórios e instalar algumas bibliotecas, para isso é recomendado criar uma pasta de trabalho:

mkdir ~/traducoes/django-br && cd ~/traducoes/django-br

3 - Faça o clone do repositório no GitHub:

git clone https://github.com/django/django.git

4 - Faça também o clone do repositório contendo as traduções do Django (como as traduções consomem muito espaço, elas foram movidas para um repositório separado):

git clone https://github.com/django/django-docs-translations.git

5 - Para gerar a documentação em português, nós vamos trabalhar dentro do diretório django-docs-translations:

cd django-docs-translations/

6 - Existem várias traduções disponíveis, uma para cada versão do Django, nesse exemplo nós vamos gerar a documentação para a versão 1.10.x:

git checkout stable/1.10.x

7 - Para a instalação das bibliotecas, é recomendado também criar e ativar um virtualenv:

python -m venv .django-br
source .django-br/bin/activate

6 - Para gerar a documentação, o Django utiliza uma biblioteca chamada Sphinx, você pode instalá-la rodando o comando abaixo:

pip install sphinx

7 - Para baixar as últimas traduções do site Transifex, nós vamos precisar instalar também a biblioteca Transifex-Client:

pip install transifex-client

8 - Com o Transifex-Client instalado e com o arquivo .transifexrc configurado na raiz do seu diretório pessoal, será possível executar o comando abaixo para baixar as traduções do Transifex:

tx pull -f -l pt_BR

9 - Com o download das traduções concluído, agora é preciso executar o comando 'make translations' para compilá-las:

make translations

10 - Também é necessário criar um link simbólico para que o Sphinx gere a documentação utilizando os arquivos baixados e compilados por você (ao invés dos arquivos padrão no repositório do Django):

ln -s ~/traducoes/django-br/django-docs-translations/translations/ ~/traducoes/django-br/django/docs/locale

11 - Agora saia do repositório django-docs-translations e vá para o repositório django, onde vamos encontrar um diretório chamado docs. É dentro desse diretório que vamos poder gerar a documentação:

cd ../django/docs/

12 - Dentro do diretório docs do repositório do Django, após executar os passos acima, rode o comando abaixo para que o Sphinx gere a documentação em português:

make html LANGUAGE=pt_BR

13 - Como medida de segurança, eu sugiro excluir o arquivo ~/.transifexrc do seu home ou apagar a senha contida dentro dele já que o Transifex não oferece autenticação via tokens (ainda):

rm ~/.transifexrc

14 - Ao final do processo, um novo diretório _build é criado e dentro desse diretório é possível encontrar também o diretório html contendo os arquivos gerados pelo Sphinx. Para visualizar a documentação entre em _build/html/:

cd _build/html/

A página principal da documentação é a index.html, clique duas vezes nesse arquivo para que ele seja aberto no seu browser. Clique nos links para navegar pela documentação, embora sejam links html, todo o conteúdo está contido dentro da pasta _build e portanto disponível offline. O Sphinx permite ainda gerar a documentação em outros formatos como .pdf.

Dicas de tradução

Nesta seção apresentamos agumas dicas de tradução.

Atenção com palavras de grafia parecida

Model: Modelo -- Classe que representa uma tabela. Module: Módulo -- Módulo Python, e dentro do Django ainda pode ser o nome de uma Django "app".

Cuidado com neologismo

A maioria dos termos de computação vem do inglês. E muitas vezes usamos os termos em inglês sem nos dar conta, ou pior, usamos uma tradução cujo o sentido da palavra em português é outro.

Adotando a linguagem neutra de gênero

Tente usar a linguagem neutra de gênero, pois é uma forma inclusiva de comunicação. Usar 'x' ou '@' no final de termos masculinos ou femininos não é inclusivo e não é reconhecido por leitores de tela. Tente usar uma linguagem que se refira à pessoas, não somente ao masculino ou feminino. Por exemplo:

Se você está interessado em contribuir entre em contato conosco

Use ao invés disso:

Caso haja interesse em contribuir entre em contato conosco

Para saber mais sobre a linguagem neutra de gênero você poder ler este artigo da ThoughtWorks Brasil: Adotando a linguagem neutra de gênero

Cuidado com os artigos

Em inglês as palavras não possuem gênero, portando tenha atenção quanto a concordância dos artigos ao realizar a tradução:

Or use a common ancestor to hold the :class:`~django.db.models.AutoField`

alguém poderia traduzir como usando o artigo "o" referindo-se ao "autoField":

Ou use um acestral comum para manter o :class:`~django.db.models.AutoField`

Mas não seria correto. Talvez para uma leitura menos atenta fique até estranho, o que é bom pois chamará atenção se usarmos um artigo feminino neste caso.

Ou use um acestral comum para manter a :class:`~django.db.models.AutoField`

quer dizer, "ou use um acestral comum para a manter a classe ~django.db.models.AutoField"

Depois do texto renderizado, a diretiva :class: não é mostrada, e usar o artigo correto ajuda a lembrar que referenciamos uma classe ou método por exemplo.

Não tente explicar mais que na autoria original

Cuidado ao achar que um texto em inglês não está bem explicado, ou falta detalhes. Você pode ter razão, e a solução é sugerir melhorias no texto original.

Se ao invés disso, tentar escrever um texto melhor na tradução, além do problema raiz persistir, pode acontecer de estar sendo repetitivo.

O erro no texto original pode existir, mas antes de afirmá-lo, procure ler o contexto todo e entender se aquele detalhe ou explicação deveria estar ali, ou já foi comentado em outra seção, ou se é realmente papel do texto explicar em detalhes tal condição.

Glossário de tradução

Este glossário tem como objetivo criar uma consistência de tradução entre os projetos: