Qual Python?

Uma das dúvidas mais recorrentes dentre os iniciantes na linguagem é a respeito da escolha de versão: "Estou começando na linguagem, devo usar python 2 ou python 3?" Para responder a esta pergunta é importante entender o estado atual da linguagem:

  • Python 2 foi o padrão da linguagem por muito tempo.
  • Python 3 introduziu algumas mudanças que quebraram a compatibilidade com a versão anterior o que criou a nessecidade de se manter duas versões da linguagem.
  • Python 2 receberá atualizações de segurança até 2020 quando seu suporte será descontinuado.
  • Python 3 está constantemente evoluindo e recebendo novas funcionalidades, que não estaram presentes na versão anterior.

Sabendo disso, a recomendação é de dar sempre que possível preferência ao Python 3, por ser o futuro da linguagem e pelo fato de sua versão anterior estar em processo de descontinuação.

Use Python 2 somente quando estiver trabalhando com um software que ainda não foi migrado para Python 3 ou caso precise manter algum sistema legado.

As diferênças entre as versões para quem está começando a aprender a linguagem não são tão grandes ao ponto de você não conseguir alternar entre as duas caso necessário.

Se estiver curioso quanto as mudanças entre as duas versões dê uma olhada neste link.