Instalando o Python no Windows

Para instalar o Python em Windows, baixe o instalador do site oficial neste link. Dê preferência ao Python 3, já que a versão 2.x é mantida por compatibilidade com códigos antigos e será descontinuada em 2020.

Rode o instalador baixado para instalar o python no sistema e ao finalizar a instalação siga os passos para adicionar o python no path do sistema, ou ignore esta etapa caso a versão do instalador que você baixou possua a opção de configurar o path para você.

Adicionando o python no path

Para que você consiga rodar o python pela linha de comando é necessário adiciona-lo no path do sistema que pode ser feito seguindo os passos a seguir:

passos

  1. Abra o painel de controle e navegue até as configurações de sistema
  2. Selecione as configurações avançadas do sistema
  3. Clique em variáveis de ambiente
  4. Procure nas variáveis do sistema pela variável Path
  5. Clique em editar
  6. Verifique se os valores C:\Python34 e C:\Python34\Scripts existem no campo de valor da variável, caso não exista adicione ao final dos valores separando cada valor com ;. O Python34 neste exemplo é referente a pasta onde o python foi instalado no seu sistema, este valor pode ser diferente caso esteja instalando outra versão do python por exemplo se for a versão 2.7 o valor será Python27. Verifique o destino da sua instalação e subistitua por este valor.
  7. Clique em OK

Instalando o pip

Para que você consiga instalar os pacotes do python é necessário que você tenha o pip instalado no sistema. Este procedimento funciona com python 2.7.9 ou versões superiores e python 3.x.

Clique com o botão direito no icone do windows e selecione executar:

executar

Digite cmd e clique em ok:

cmd

Na linha de comando rode python -m ensurepip:

ensurepip

Se o comando retornar dizendo que os requisitos já estão satisfeitos rode python -m ensurepip --upgrade:

ensurepip-upgrade