Ferramentas de Desenvolvimento

Veja aqui uma listagem de ferramentas para te auxiliar no desenvolvimento python:

Editores de texto

vim - http://www.vim.org/

Esse é o que eu uso ( OsvaldoSantanaNeto ). Tem em todo GNU/Linux e é altamente configurável. Uma forma de transformar o vim em uma IDE Python completa é seguindo o tutorial em http://avelino.us/2011/12/22/vim-ide-para-programadores-python/ (pt-BR) PythonBrasil[5] - DDD.py - tem boas dicas para utilizar o vim - http://www.pythonbrasil.org.br/2009/sobre-o-evento/slides/ddd.py/view

Emacs - http://www.gnu.org/software/emacs/emacs.html

Um editor ( ou um sistema operacional com capacidades de edição ? :) ) poderoso e amplamente extensível em eLisp (um dialeto Lisp). Vencida a curva de aprendizado (considerada dificil por alguns) é possível torna-lo em uma IDE Python poderosíssima. O python-mode.el prove diversas funcionalidades para edição, debug e desenvolvimento de programas em Python e o Ropemacs funcionalidades de refactoring. Mais "Emacs Goodies" na propria Wiki em PythonComEmacs.

SciTE - http://www.scintilla.org/SciTE.html

Excelente editor de textos voltado para programação. Suporta uma grande lista de linguagens, pode rodar e debugar os programas, é fácil de usar e é muito configurável. Disponível para Windows e X (ambiente gráfico dos UNIXes).

jext - http://www.jext.org/

Muito bom editor! Suporta muitas linguagens e possui plugins para Python (executar, por exemplo).

joe - http://sourceforge.net/projects/joe-editor/

Editor de texto para dinossauros :-) Utiliza os mesmos comandos do WordStar, SideKick, etc. Disponivel via apt-get e emerge. (NiloMenezes).

sublime - http://www.sublimetext.com/

Editor de texto proprietário e pago, porém disponibiliza uma versão beta para uso sem custo. Atualmente na versão 2, a compra de sua licensa permite o uso de ambas as versão existentes.

PS Pad - http://www.pspad.com/

Grátis (freeware) para Windows. Colore código Python e suporta edição com vários encodings. Tem também utilitários para HTML/XML, tabela ASCII e conversão DOS/UNIX. O Hex view quebra um galho na hora de procurar erros em arquivos com encoding incorreto.

Uma lista com outros (muitos) editores podem ser encontrados em http://www.python.org/moin/PythonEditors

IDEs gratuitas

Idle - http://www.python.org

O IDLE vem com o Python. É feito com Tkinter e se você se acostumar pode lhe ajudar bastante. É bem simples de ser usado também.

Komodo-Edit - http://www.activestate.com/komodo_edit/

Também desenvolvido pela ActiveState o Komodo-Edit é uma excelente opção de editor, bastante rico em recursos tais como autocomplete, calltips, multi-language file support, syntax coloring, syntax checking, Vi emulation, Emacs key bindings e outros.

NetBeans - http://netbeans.org/features/python/index.html

Analogamente ao Eclipse, o NetBeans também oferece suporte ao Python através de plugins.

NINJA-IDE - http://ninja-ide.org/

Do acrônimo recursivo: "Ninja-IDE Is Not Just Another IDE", é uma IDE multi-plataforma de desenvolvimento integrado. NINJA-IDE é executado em Linux/X11, Mac OS X e sistemas operacionais de desktop Windows, e permite aos desenvolvedores criarem aplicações para diversas finalidades, utilizando todas as ferramentas e utilitários de NINJA-IDE, tornando a tarefa de escrever software mais fácil e agradável.

SPE - http://pythonide.blogspot.com/

Desenvolvido com wxPython é livre e tem algumas funcionalidades interessantes. Tem wxGlade como plugin para desenho de telas gráficas.

Spyder 2 - http://code.google.com/p/spyderlib/

Spyder (também conhecido como Pydee) é um poderoso ambiente de desenvolvimento interativo para a linguagem Python com edição avançada, testes interativos, recursos de depuração e introspecção

Pida - http://pida.co.uk/

É uma IDE desenvolvida com PyGTK e visa a integração com o Vim. Oferece recursos como project management, source code management, code browser, code refactor, profiler, debugger entre outros.

Eric4 - http://www.die-offenbachs.de/eric/index.html

Dos IDEs esse é o que mais gosto. Não é exatamente o que eu uso (OsvaldoSantanaNeto) mas acho que é o mais completo de todos. É feito com a biblioteca QT e se integra às ferramentas da QT e com outros softwares como o Bicycle Repair Man (refactoring) e TabNanny (verificação de indentações). O autor dos bindings python para o Qt4, lançou um instalador para windows que contém as bibliotecas e os programas de desenvolvimento do Qt4, o pyqwt e o Eric4, o que facilita bastante a instalação no windows. Segue o link para o instalador: http://www.riverbankcomputing.com/Downloads/PyQt4/GPL/.

Boa-Constructor - http://boa-constructor.sf.net

Essa é a "única" IDE ao estilo RAD do Delphi/VB. Funciona com o wxPython na versão 2.4 e é acho que é a mais fácil de ser usada apesar de não promover boas práticas de desenvolvimento como a de separar lógica de negócios de apresentação (telas). As outras IDEs não possuem mecanismos para desenho de telas gráficas mas podem usar ferramentas como Glade e/ou wxGlade.

Eclipse - http://www.eclipse.org

Diferente de todos os outros. Pesado, grande, monstruoso mas muito poderoso. É feito em Java e é ideal para desenvolvimento Java. Mas existem plugins para se desenvolver em Python com ele (e detalhe: atualmente é um brasileiro quem o mantém) que é o ppydev: http://pydev.sourceforge.net/

EasyEclipse - http://www.easyeclipse.org/site/distributions/python.html

DrPython - http://drpython.sourceforge.net/

Usa wxPython. Criado para ser utilizado em escolas.

IPython - http://ipython.scipy.org/

Um shell com muitos recursos, através das comandos "magicos". Bastante util, modo texto apenas. Você pode usa-lo como um shell "acoplado" aos seus programas também.

KDevelop - http://www.kdevelop.org/

IDE livre para GNU/Linux e outros *nixes-like.

PythonWin - http://pywin32.sf.net/

IDE que acompanha as extensões Win32 para Python (PyWin32). Oferece auto-completion e debugging, e tem recursos extras voltados à programação Windows (coletor de exceções para componentes COM criados, COM browser, geração de arquivos .py com informações sobre objetos COM (static dispatch), etc.).

PythonCard - http://pythoncard.sourceforge.net

É uma GUI para construção de aplicações multiplataforma em Windows, Mac OS X e Linux, usando a linguagem de programação Python. O lema de PythonCard é "coisas simples devem ser simples de fazer e coisas complexas devem devem ser possiveis". É a ferramenta para quem deseja desenvolver aplicações gráficas de maneira rápida e fácil, com um mínimo de esforço e codificação; simples mas poderoso. Utiliza a biblioteca wxPython, mas separa a lógica do código da apresentação utilizando um tipo de arquivo de definição de recursos. (RômuloCampelo - 08/04/2005)

TruStudio - http://trustudio.unipro.ru e http://sourceforge.net/projects/trustudio

Esta IDE é um plugin para o Eclipse (mais informações sobre este acima), tornando o suporte a PHP e Python bem mais completo e poderoso.

PyScripter - http://mmm-experts.com/Downloads.aspx?ProductId=3

Acompanha o conjunto de componentes python para Delphi (embora não requira que o Delphi esteja instalado para funcionar). Suporta debugging, auto-completion, navegação no código entre outros recursos. Na versão atual (3.31) o instalador parece ter um problema pois abre a IDE durante a instalação, diz que não pôde localizá-la e não cria um atalho, porém você pode criar um a partir do pasta onde foi instalada (geralmente C:\Arquivos de Programas\PythonForDelphi).

PyPE - http://pype.sourceforge.net/index.shtml

Não se trata de um IDE propriamente dito, mas é um editor Python, leve, funcional e rico em recursos interessantes e multiplataforma. Além disso, é desenvolvido utilizando wxPython.

Rodeo - https://www.yhat.com/products/rodeo

Rodeo é uma IDE leve e intuitiva voltado para análise de dados. Com suporte a Jupyter Notebook, navegador de arquivos, busca de packages e visualização de gráficos, além de suporte a comandos VIM.

IDEs (pagas)

Wing - http://www.wingware.com - Das IDEs proprietárias essa é uma das que mais gosto ( OsvaldoSantanaNeto ). A empresa wingware recentemente lançou o wingide101 para auxiliar no ensino de python e é uma versão com menos recursos que as versões professional e personal, mas que tem funcionalidades interessantes, como depurador gráfico, shell interativo. Segue o link: http://wingware.com/wingide-101/index

Komodo - http://www.activestate.com

Essa é outra IDE bem poderosa também. Trabalha com outras linguagens além de Python e roda em Linux e Windows. Existe uma licença gratuita que pode ser usada para aprendizado.

PyCharm - http://www.jetbrains.com/pycharm/

Possui um conjunto de ferramentas úteis para um desenvolvimento produtivo. Além disso, o IDE fornece capacidades de alta classe para o desenvolvimento Web profissional com framework Django e Flask, Google AppEngine. Possui suporte a diversos sistemas de controle de versão, integração com Github e atraves de plugin, com o Heroku. Possui gerador de Diagramas de Classe e ORM. Suporte para interpretador Python remoto. Criação de gerencia de ambientes (virtualenv). Mais informações sobre funcionalidades e desenvolvimento do PyCharm veja http://confluence.jetbrains.net/display/PYH/PyCharm+IDE+and+Python+Plugin+for+IntelliJ+IDEA

BlackAdder - http://www.thekompany.com/products/blackadder/

Feita pelo pessoal que desenvolve o KDE.

Visual Studio 2010+ - http://ironpython.net/

IDE completo para o mundo .NET que com o IronPython se torna um excelente IDE.

Refactoring

Bycicle Repair Man - http://bicyclerepair.sourceforge.net/

Automatiza algumas operações básicas de refactoring para Python. Tem integração com vários editores, como o PyDev e o Emacs.

Rope - https://github.com/python-rope/rope

Uma biblioteca de refactoring para Python. Pode ser usada em outras IDEs.

*Boa parte do conteúdo foi retirado do link (http://wiki.python.org.br/IdesPython)