APyB - FAQ

Se você não sabe o que é a APyB ou para o que ela serve. Dá uma olhadinha aqui :)

O que é a APyB?

A APyB é a sigla para a Associação Python Brasil (http://python.org.br/APyB) que é uma associação que tem como objetivo apoiar as comunidades de usuários e desenvolvedores da linguagem Python e suas aplicações no Brasil. Ela existe desde 2007 e tem sede em Caxias do Sul, RS.

Quem forma a APyB hoje?

A gestão atual é composta por: Mário Sérgio Oliveira de Queiroz, Henrique dos Santos Bastos, Humberto Rocha Gonçalves Filho, Letícia Vasques dos Reis Portella Nascimento além de diversos membros dos conselhos deliberativo e fiscal. Veja mais sobre essa gestão aqui.

O que a APyB faz?

Basicamente, A APyB tem como objetivo ajudar e divulgar os esforços feitos pela comunidade.

Além disso, dada a sua estrutura e a complexidade burocrática para se realizar um evento, a APyB tem servido como pilar para diversos eventos na comunidade, incluindo o evento nacional (Python Brasil), eventos locais/regionais (Python Sul, Caipyra, Python SE, Pycon Amazônia, Python NE, etc) e Django Girls. Assim, toda a parte de recepção de patrocínios, pagamento de fornecedores e emissão de notas fiscais faz parte do trabalho da APyB.

O que a APyB não faz?

A APyB não é um órgão regulatório, não tem posições políticas e nenhum caráter que não aqueles especificados no item anterior.

Porque eu devo me associar?

A APyB é um meio dos eventos Python no Brasil continuarem a poder funcionar da forma como são hoje, podendo receber patrocínios e realizar estes eventos que tanto amamos. A associação é uma das formas que a APyB tem de continuar exercendo seu trabalho. Sem ela, seria extremamente difícil organizar eventos e continuar promovendo a comunidade da forma como é feito hoje.

Se você já participou e foi beneficiado por participar de um evento da comunidade Python, a associação pode ser uma forma de retribuição à comunidade. Além disso, associados também podem participar e votar nas assembléias e concorrer a cargos na mesma.

A participação da comunidade neste tipo de associação é fundamental para a manutenção das estruturas que a sustentam. Faça parte ativamente, seja pela participação em chapas, se associando, realizando algum trabalho voluntário ou mesmo propondo e implantando melhorias.

Posso usar a APyB no meu próximo evento?

A APyB hoje está no seu limite máximo de eventos que consegue atender. Estamos trabalhando para não sejamos um gargalo para a expansão dos eventos hoje. Caso queira, primeiro é preciso consultar nossa diretoria para garantir que poderemos ajudá-lo a fazer o processo acontecer da melhor forma possível.

Não estou na chapa, significa que eu não posso ajudar?

Claro que não! A chapa é algo meramente necessário, mas braços sempre são necessários! Se puder ajudar, entre em contato conosco!

Quando acontecem as eleições?

As eleições ocorrem a cada dois anos em assembléias realizadas durante o evento nacional, Python Brasil.

Na Python Brasil de 2019, a ser realizada em Ribeirão Preto, haverá assembleia para eleição da nova diretoria e conselhos.

Quais os cargos que são necessários para formar uma chapa?

A chapa é composta por uma Diretoria composta por um Diretor Presidente, um Diretor de tecnologia, Diretor Marketing, um Diretor Financeiro. Maiores detalhes sobre as funções de cada um estão disponíveis no Capítulo 5 do Estatuto

Como posso votar?

Para votar você deve ser associado pleno com suas contribuições em dia e deve estar presente durante a Assembléia a ser realizada durante a Python Brasil de 2017 em Belo Horizonte em horário e dia ainda a ser estipulado.

Como posso me candidatar?

Para se candidatar você deve ser um associado pleno e deve formar uma chapa, juntamente com outros 3 membros associados. As divulgações de chapas podem ser feitas antes da Assembléia e sugere-se que as mesmas sejam feitas de tal forma que os associados conheçam as propostas.